quinta-feira, 17 de julho de 2014

Em tempos de dona Lúcia, Carta Aberta a Gilmar Rinaldi!

Caro Gilmar Rinaldi,

como vai? Não sou a dona Lúcia, essa simpática senhora que resolveu defender a comissão técnica anterior da Seleção Brasileira, mas resolvi escrever uma carta aberta a você, se me permite o tratamento, que assume o posto de Coordenador de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Gilmar, para mim, o fato de você ter sido agente, empresário, não influi na minha avaliação sobre a escolha de seu nome. Aliás, se me autorizas, é até bom que você tenha esse conhecimento, porque o buraco no futebol "made in Brazil" é bem mais embaixo.

Desculpe, goleiro, mas escolher o treinador é o menor dos problemas do nosso futebol. Vou usar até a sua trajetória de carreira para te propor uma observação!

"O problema, Gilmar, é estrutural. Uma estrutura que você como agente agora aposentado conhece bem, sabe do pormenor."

Não te parece sintomático que tanto Portuguesa, que você enfrentou na final de 1985 do Campeonato Paulista, e Guarani, da decisão de 1986 do Brasileirão, estejam ambos falimentares? Você não acha que esses dois clubes, que foram mal administrados é verdade, retratam bem a quantas anda o nosso esporte?

Gilmar, não se faz omeletes sem ovos, já diria Otto Glória. Ou seja, não se recupera o futebol brasileiro sem clubes... E isso, goleiro, não significa perdoar dívidas, passar a mão na cabeça e deixar tudo para lá. A mim, não! 

O que falta Gilmar é discutir a sério a Lei Pelé, que você como agente deve conhecer bem. Também Gilmar, seria preciso cobrar a contrapartida dos clubes como empresas que deveriam ser, qual seja: impostos, salários em dia... E quem não tem competência, goleiro, você sabe...

Sei que isso foge, inicialmente, à tua alçada. Mas convenhamos... Você acredita mesmo que a simples figura de um treinador, que pelo o que ouvi na coletiva de hoje será brasileiro, vai resolver todos os problemas do futebol pentacampeão?

Gilmar, Gilmar, o campeonato brasileiro é deficitário, o caminho da "espanholização" é um erro sem precedentes, não revelamos ninguém de ponta faz tempo e não podemos viver apenas de Neymar Júnior. Não entre nessa ou logo logo quem terá um boné #tamojuntogilmar será você!

Além disso, os regionais, Gilmar, não têm razão mais para existir. E os jogadores da base não podem ser verdadeiras pizzas!

Se continuarmos assim, sem debate, sem discussão, vamos ampliar esse fosso que já nos separa do futebol de nível que se pratica nos grandes centros da Europa. Tite, Muricy, Cuca, seja lá quem for, não têm varinha mágica!

Gilmar, tu vais me dizer que é só um coordenador, eu sei, eu sei! Só que meu caro essa retórica não vai lhe salvar em caso de novas goleadas ou fracassos!

"Desculpe, goleiro, mas escolher o treinador é o menor dos problemas do nosso futebol. "

Goleiro, para ser sincero, ou você usa as suas mãos para agarrar firme os problemas do futebol brasileiro e os colocar em posição de reposição para o debate ou certamente não vais durar. 

O problema, Gilmar, é estrutural. Uma estrutura que você como agente agora aposentado conhece bem, sabe do pormenor. Portanto, literalmente, mãos à obra e faça um simpósio sério, esmiúce os números dos clubes e moralize o significado da palavra campeonato. Em caso contrário, nobre goleiro, a estrutura vai lhe engolir...  Talvez não seja tão rápido, mas que ela vai lhe engolir, ah, isso vai!

Um abraço,
Maurício Capela  

Nenhum comentário: