segunda-feira, 30 de junho de 2008

Boa sorte, craque!


Hoje, é um dia histórico para o futebol brasileiro e também para o Clube de Regatas Vasco da Gama. Hoje, é o dia em que um jogador veste a cartola. É o dia em que Roberto Dinamite, um dos maiores ídolos do Vasco, assume a presidência do Cruzmaltino.

Dinamite, dentro de campo, foi extraordinário. Batia faltas, fazia gols e costumeiramente chamava a responsabilidade para si. Não me lembro de uma amarelada desse eterno camisa 10 do Vasco da Gama. Lembro-me de atuações questionáveis na seleção brasileira, mas Roberto, em clubes, sempre foi extraordinário.

Agora, Dinamite precisará implodir muros invisíveis, resistências disfarçadas e dívidas desorganizadas nas alamedas da Colina de São Januário. O 10 do Vasco necessitará de apoio dentro e fora do clube. Pode até ser uma tarefa aparentemente fácil, mas de difícil manejo. A voz das arquibancadas estará inicialmente com Dinamite, as penas de famosas escribas também. E boa parte do conselho vascaíno dará o seu voto de confiança a quem um dia já chamou de craque.

Mas Roberto não deveria se iludir com a lua-de-mel. Ela tem prazo de validade. Sem dinheiro em caixa, com um time limitado e com um técnico de traquejo antigo, o Vasco precisará brigar muito para ficar com uma vaga na Sul-Americana. Libertadores será um sonho de verão e os vascaínos terão dificuldades em engolir, ao que tudo indica, a presença de rivais no ano que vem na competição mais importante do continente. A saber: Flu e Fla.

Roberto tem tudo para dar certo se tiver a mesma humildade vista em duas singelas ocasiões. Depois de ser campeão brasileiro pelo Vasco em 1974, Roberto foi para o Barcelona. Não deu certo. Mas calçou as chuteiras da humildade e brilhou em seu retorno, marcando cinco gols no Maracanã contra o Corinthians. Depois, sem espaço com a chegada de Bebeto no fim dos anos 80, aceitou vestir a camisa 10 da Portuguesa e só não foi artilheiro do Brasileiro de 1989 por força e obra de uma arbitragem esquisita em um clássico contra o Santos na Vila Belmiro.

Em outras palavras Dinamite, descanse os pés e use a cabeça. No mais, boa sorte, craque!

Nenhum comentário: