quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Meu contrato com o Santos vai até 31 de janeiro de 2015"

   Gustavo Eugênio é zagueiro. Zagueiro das categorias de base do Santos Futebol Clube. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e parte do grupo que disputa atualmente a primeira divisão do Campeonato Paulista Sub-20, esse goiano de apenas 20 anos sonha em ascender ao profissional do Santos, onde já treinou algumas vezes. Destro, mas que joga muitas vezes pelo lado esquerdo, com 1,88 de altura e com o contrato prestes a acabar com o time de Vila Belmiro, Gustavo vai ficar de olho na Copa do Mundo no Brasil. E de olho também em uma de suas principais referências como jogador, o zagueiro da seleção verde-amarela Thiago Silva.

dBico - Como foi o início de sua carreira no futebol?
Gustavo Eugênio - Eu comecei a minha carreira no Estado de Goiás, jogando pelo Vila Nova e aos 13 anos de idade me transferi para o Internacional de Porto Alegre. A DIS (o braço esportivo do grupo Sondas) me levou para o Santos aos 14 anos. E estou aqui até hoje.

dBico - Você ainda pertence à DIS? Como é a sua atual situação em termos de direitos econômicos?
Gustavo - Eu não sou mais da DIS, porque quando eu tinha 16 anos não renovei o acordo com a DIS e finalizamos o compromisso. Hoje, meus direitos econômicos pertencem ao Santos, que detém 70%, e o restante pertence a mim. Por enquanto, eu e meu pai administramos a minha carreira.

"Tem vários jogadores que me inspiram, mas o meu preferido é o Thiago Silva."

dBico -  Como está o seu vínculo com o Santos? Qual é a duração de seu contrato? 
Gustavo - O meu contrato com o Santos vai até 31 de janeiro de 2015.

dBico - Vocês já foram procurados pelo Santos para falar sobre renovação, uma vez que a partir de agosto deste ano você já poderia assinar com qualquer outra equipe?
Gustavo - Não. Nós não fomos procurados por ninguém do Santos. Nós estamos aguardando, porque a preferência é do Santos. Gostaria de permanecer aqui.

dBico - O Santos é um time vencedor nas categorias de base do futebol e nos últimos anos tem ganhado muitos títulos no profissional. Como tem sido o dia a dia entre a base e o profissional? Há integração?
Gustavo - Eu já fiz treinos no time principal do Santos e dá para notar que há muito contato entre os profissionais da base e o profissional do Santos. Como o campeonato brasileiro é uma competição longa, há muitos desfalques por cartão, tenho a esperança em ser aproveitado em algum momento.

dBico - O futebol brasileiro evoluiu muito na formação de zagueiros, principalmente dos anos 90 para cá. Você se inspira em algum jogador?
Gustavo - Tem vários jogadores que me inspiram, mas o meu preferido é o Thiago Silva.

dBico -  Qual é o desenho de carreira que você considera ideal para você?
Gustavo - Eu gostaria de construir uma carreira de destaque no futebol brasileiro e só depois me transferir para o exterior.

dBico - Na sua opinião, quem é o grande favorito para vencer a Copa do Mundo no Brasil?
Gustavo - O Brasil é o grande favorito, principalmente por jogar em casa e pela história que tem no futebol.

dBico - Você vai torcer por algum jogador em especial?
Gustavo - Vou torcer por todos, mas claro que vou observar o Thiago Silva, que é um jogador que admiro bastante, e o Neymar, que esteve aqui no Santos. 

Nenhum comentário: